terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bons exemplos a seguir

Já falamos aqui no blog que em muitos países da Europa as bicicletas são amplamente utilizadas; um meio de transporte tão importante quanto o carro ou o metrô. Os Europeus levam a bicicleta tão a sério que muitos desistem do modelo quatro rodas e saem de bike para quase tudo (senão tudo). Lá, a malha de transportes é totalmente integrada ao sistema cicloviário, o que incentiva os moradores a aderirem a esse estilo de vida.

Este ano, por exemplo, em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab sugeriu que fosse testada uma faixa exclusiva para carros que transportassem duas ou mais pessoas. Simultaneamente, ele disse que as ciclovias – liberadas somente nos feriados e finais de semana – poderiam funcionar uma vez durante os dias úteis para ver como seria a reação por parte da população. As medidas tinham por objetivo incentivar, cada vez mais, o uso das bicicletas e do transporte público, bem como atuar como iniciativas de conscientização.

Os milhões de carros que circulam nas principais cidades brasileiras não apenas são responsáveis pelos tão conhecidos congestionamentos nos horários de pico, como, também, são fonte de emissão de gases altamente poluentes, que agravam as condições climáticas. Além disso, o preço da gasolina só faz aumentar e estacionamentos, quando encontrados, encarecem ainda mais o custo-benefício.

Voltando às cidades europeias... Os parisienses, por exemplo, estão acostumados com as bicicletas de aluguel. Basta ir a um dos diversos pontos espalhados pela cidade, pegar a sua e devolver em qualquer outro ponto próximo a você. As bikes ainda vêm com uma corrente, o que possibilita que ela seja amarrada em algum lugar enquanto dá uma volta por aí. A Alemanha, por sua vez, adotou um sistema de sinalização especial para as bicicletas, implementado em todas as ciclovias – que são muitas! - de cidades como Berlin e Hamburgo. Em qualquer dia, a qualquer horário, você pode adentrar com a sua bike no metrô. Aqui no Rio, o uso é liberado somente aos sábados, domingos e feriados.

Aqui na RioSouth a gente quer ver um número cada vez maior de ciclistas pedalando pelo Rio. Queremos ciclovias integradas aos outros meios de transporte, uma malha cicloviária bem planejada, que abranja todas as zonas da cidade, bicicletários para colocarmos nossas bikes, ou seja, tudo a que temos direito! Como a mudança começa por nós, que tal optar por uma bicicleta elétrica? Ideal para te levar àquele compromisso perto de casa e até mesmo para ir ao trabalho! Você não sua, não cansa e ainda faz exercício! A RioSouth é perfeita para qualquer idade! ;)

Liberdade, bom humor e saúde em dia, mental e fisicamente. Isso é RioSouth.

Aproveite mais o seu dia!

2 comentários:

  1. como se faz exercício sem suar ou cansar?

    ResponderExcluir
  2. Muito fácil! Basta você acionar a assistência elétrica da RioSouth. Você vai pedalar sem esforço e, assim, não vai suar, tampouco se cansar! ;)

    Se estiver afim de conhecer um dos modelos da RioSouth, entre em contato conosco através do site! http://www.riosouth.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir