quinta-feira, 10 de novembro de 2011

E assim nasce uma ideia...


(Por Renata Fontanetto)


Quando a RioSouth foi pensada, o que mais nos motivou foi o conceito de mobilidade e a bike culture, que existe tão fortemente na Europa e em países como China e Japão. Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro comporta mais de seis milhões de habitantes. Amsterdã, por exemplo, com seus 760 mil moradores, possui 400 km de ciclovias. Nova York, com oito milhões, tem 675 km. No Rio, são 150 km e mais 150 estão previstos até 2012 desde o ano de 2008, segundo dados da Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMAC).  

Nossa equipe é formada por estudantes de três das maiores universidades do Rio de Janeiro. Dois do curso de design da UFRJ, e dois de engenharia de produção, da UERJ e outro da PUC-Rio.

Com o programa do governo “Rio Capital da Bicicleta”, a RioSouth assume um papel importante no cenário carioca, pois apoiamos imensamente uma mobilidade urbana mais sustentável e, claro, o cuidado com a nossa cidade.

Mobility M2
Acreditamos que sensibilizar as pessoas para este assunto é essencial e vemos o quanto existe uma consciência mais sólida se formando a respeito. Nossos valores – mobilidade, economia e bem-estar – vão ao encontro dessa necessidade de repensar os velhos hábitos. Com um planeta chegando na casa dos sete bilhões de habitantes, como foi anunciado recentemente em todos os meios de comunicação, se tornou urgente – e não mais imprescindível – aplicar práticas mais responsáveis, socialmente comprometidas  e ambientalmente viáveis ao nosso estilo de vida.

E por que bicicletas elétricas? Sabemos que um dos principais problemas destes veículos é a  autonomia, mas uma bicicleta RioSouth dá conta de 50 km, ou mais, com uma velocidade média de 25 km/h. Já uma bicicleta comum faz 10 km a 15 km/h. A elétrica é ótima para quem quer deixar o carro em casa e ir para o trabalho ou qualquer outro compromisso. Além de dar uma aula de como evitar o trânsito das grandes cidades, e contribuir para a redução deles, você, com a sua bicicleta, não emite gases poluentes!

Mobility M3

Depois disso tudo, que tal pegar sua magrela e dar um passeio pela cidade? O importante mesmo é que você aproveite mais o seu dia, porque, no Rio de Janeiro, chega a ser um desperdício ficar horas preso dentro de um carro, enquanto existe tanto lugar bonito para conhecer e admirar. Nós apostamos na bicicleta como a tendência de agora que irá construir um amanhã infinitamente melhor.

Faça parte dessa iniciativa também. Até a próxima!
(Para conhecer as ciclovias da cidade e as que estão por vir, clique aqui.) 

Aproveite seu dia.
Vá de RioSouth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário